quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Comentando Álbuns #5 - 25 anos de Ride The Lightning!



Dia 27 de julho o álbum da banda Norte Americana de Thrash Metal (ou costumava ser) Metallica completou 25 anos de existência, e nada melhor que um tópico sobre tal obra, considerada uma das melhores da carreira da banda.

Ride The Lightning é o segundo álbum do Metallica, e trás inovações ao som da banda, como o flerte com o melódico mais notável que no anterior, Kill 'Em All (também, depois desse nome, acho que não tem nada de melodico nisso!). O álbum ainda conta com algumas composições do Megadeth Dave Mustaine, como em The Call of Ktulu e a Ride The Lightning.

Então, vamos as faixas!
Fight Fire With Fire (4:45)
O álbum abre de forma estranhíssima, com uns dedilhados folk, uma coisa bonita, uma melodia que nem parece Metallica, e quando menos se espera, explode tudo e entra um riff fenomenal, mais pesado que sua sogra sendo jogada do 12° andar. A letra é uma oposição ao mundo, "dê as costas aos deuses, eles estão rindo de você enquanto você é bombardeado até o pescoço" por isso, Lute fogo contra fogo contra essas coisas.

Ride The Lightning (6:37)
Musica homônima do álbum, Ride é uma das mais melodic thrash nesse cd, flerta com o progressivo pelo fato de mudar de rítimo de forma brusca, além de ter uma pentatônica muito linda no fim do solo, não sei dizer se foi Hammet ou Mustaine que fizeram o solo, mas quem fez, posso dizer sem medo que é um dos melhores solos do Metallica. A letra fala sobre os últimos momentos de um prisioneiro indo para a cadeira elétrica. Sim, isso é muito tenso!

For Whom the Bell Tolls (5:10)
Cliff Burton sem dúvidas era um gênio do baixo, não importa, e ele mostra aqui, seu baixo fala mais alto que qualquer guitarra nessa musica, além da composição das letras serem dele, de Hetfield e Ulrich. Elas foram baseadas na obra homônima de Hernest Hemingway.
Além do mais, há um riff nesta musica que lembra muito a musica Those Who Fight Further da Trilha Sonora de Final Fantasy VII, a musica de chefe... Nobuo Uematsu, você não presta!

Fade To Black (6:56)
Talvez uma das melhores musicas do Metallica até hoje, e a primeira balada da banda, ou depende de sua visão sobre balada. Se ela costuma a ter um solo desesperado no final com uns riffs nervosos, bem, ela é uma balada. Sem falar que a musica fala sobre a Morte, então, é mais uma porrada lenta que uma balada, mas deixa quieto.

Trapped Under Ice (4:04)
Depois da "viadagem" de Fade to Black, entra um riff nervoso de James Hetfield pra abrir a musica MAIS TROO, PESADA, ESFOLA DEDOS E TENSA DE TODA CARREIRA DO METALLICA (ufa!), talvez qual chegue perto seja Damage Inc. mas deixa pra lá.
Kirk Hammet estava inspirado nessa canção que resolveu fazer um solo muito fodástico, pena que ele estraga sempre quando tocam ao vivo, pera, essa musica foi POUQUÍSSIMAS VEZES TOCADA AO VIVO! Acho que se foram dez vezes foram muitas, agora você me pergunta o porque, simplesmente pelo fato de James ter cantado num tom que ele não consegue normalmente! Vai entender, a musica foi tocada na Death Magnetic Tour, meio tom abaixo se não me engano, só assim que James encarou a tal musica. Afinal, esse foi o parágrafo que mais usei Capslock, não me perguntem, porra!

Escape (4:24)
Se Trapped mal foi tocada ao vivo, essa aqui acho que NUNCA foi tocada, se foi, deve ter sido só na tour desse álbum. A musica é muito boa na verdade, Cliff Burton à escreveu se não me engano. Os arranjos são bem diferentes de todo o álbum, tem um rítimo inconstante (talvez seja por isso que não toquem, o Lars é uma putinha!). Mas é uma musica muito boa, pena que termina em fade.

Creeping Death (6:36)
Alguém já leu a bíblia? Ok, então vocês devem ter pelo menos visto "O Príncipe do Egito" né? Não? WTF MAN! É um ótimo filme, vao ver! Creeping Death fala da libertação que Moisés fez lá no Egito. Lembra da parada so rio de sangue no Nilo? Tempestade de gafanhotos e Primogênitos mortos? Poisé, a musica trata desse acontecimento. Sim, os caras do Metallica liam a bíblia, pelo menos James, que era vindo de uma família muito religiosa. A musica em si é uma das mais fodônicas do Metallica, adoram abrir shows com ela, não é por menos, é uma das mais Power Metal deles.

The Call of Ktulu (8:53)
A Instrumental do cd, ela foi tocada no S&M, e foi muito bem executada pela orquestra junto com a banda, também, Michael Kamen a regeu, nem podemos dizer nada.
Essa musica é tão boa quanto a irmã Orion. Não tenho mais nada para dizer, apenas escutem:
http://www.youtube.com/watch?v=xisIVhc64Ng

Eu queria fazer um tópico melhor, mas dessa vez deu fail! XD
Escute Ride The Lightning se você for um amante do Metal e da musica pesada (derivados), você não vai se arrepender.
E pra aqueles que curtem o rock em geral, o próximo tópico falará sobre 30 anos de um álbum histórico, que mudou o rock de uma forma geral!


(Post dedicado ao Herói [segundo o John] José Lucas!)
Aliás, vistem o blog da banda deles!

http://www.nucleoblogue.blogspot.com/

Até mais! o\