sábado, 18 de julho de 2009

Mês do Metal Gear Solid #2 - Metal Gear Solid, Sons of Liberty



Olá amiguinhos, aqui vai a segunda parte do mês Metal Gear Solid. Devo informar que as próximas linhas serão CHEIAS DE SPOILERS, então estão avisados!
Vamos ao segundo episódio da saga, muito incompreendido pelos fãs, de primeira viagem, o jogo parece ser um "Shadow Moses Revisited", mas isso será explicado quando você jogar o jogo! En garde!

Metal Gear Solid 2 - Sons of Liberty
Lançamento: 13/11/2001 (EUA) e 29/11/2001 (Japão)
Gênero: Stealth/Ação
Um disco de Game (Sons of Liberty), Um disco de Game e + extras (Substance Version), The Document of Metal Gear Solid 2 (Documentário sobre o game).
Classificação: 15+ (Cero), Mature 17+ (ESRB), 18+ (MDABrasil).

MGS2 é o tipo de jogo conceitual mal-entendido de primeira vez que se termina. Você não sabe o que está acontecendo e nem o QUÊ aconteceu. O pior que tudo é explicado, mas é tão surreal, que você fica perdido.
O Jogo se passa em dois momentos. No primeiro momento, você encara uma missão num Cargueiro de Petróleo, com nada mais nada menos que Solid Snake. O herói de Shadow Moses. Novamente em uma missão, mas uma missão pessoal, com seu parceiro Otacon, sobrevivente do primeiro jogo, formaram a organização Phylantrophy. Para combater o mercado de Metal Gears escondido pelo mundo inteiro, um trabalho bem nobre na minha opinião, porêm, Snake ainda sofre pelo fato que deve matar para acabar com esse tipo de coisa.

Conhecido como, the Tanker Incident, Snake entra no Petroleiro para descobrir se ele estava guardando a mais nova arma, o protótipo Metal Gear Ray, porém, tal barco é invadido por terroristas, liderado por Sergei Gurlukovich e a sua filha, Olga Gurlukovich. Snake não entende o porquê, porém, mais uma vez ele deve deter tal ameaça que pode acabar com o mundo.
Adentrando á mais no petroleiro, ele encontra os passageiros mortos, e guardas de Gurluckovich patrulhando a área, ou seja, hora do setalth, pelo menos você vem equipado com uma M9, uma pistola tranquilizante, algumas Rations e só. Armas você encontra durante o processo.
O Capítulo do Tanker dura cerca de 3h, dependendo das suas habilidades no jogo, não vou falar mais nada, a única coisa que você deve saber é que: o petroleiro afunda junto com Snake.

Segundo momento, depois de dois anos, no mesmo local, uma base de desintoxicação da água é instalado, ele se chama Big Shell, porém, ele foi tomado por terrorístas, liderado por ninguém menos que: Solid Snake! Além de ter raptado o presidente dos EUA e vários refens. Surpresos? Bem, não é pra pouco!
Você agora está na pele de Raiden, um novato em missões de campo, apenas treinado pelo sistema de realidade virtual. Ele deve adentrar em Big Shell, resgatar o presidente e os refens e acabar com a ameaça do grupo radical, chamado, Dead Cell.

A Dead Cell é composta por quatro integrantes:
Fatman, especialista em bombas.
Fortune, a dama da sorte.
Vamp, o guerreiro imortal.
Solid Snake, o guerreiro lendário.

Você contará com o arsenal de armas conhecido de MGS, com algumas coisas á mais, como um Lança-Granadas e Rifles Tranquilizantes. As diferenças realmente importantes estão na jogabilidade, dando um slato TREMENDO em relação á MGS. Primeiro, a First Person View, com o botão R1 você pode entrar no Intrusion Mode, o mesmo que ativava quando você entrava nos canos de ventilação em MGS, só que agora você pode atirar, isso mesmo, para ter uma visão melhor de onde vai atirar, ou seja, não há mais a mira automática, agora é tudo manual, a mira automática se tornou algo instável, ela só ativará em estados de pura necesidade, ou seja, em duelos. Com os botões L2 e R2 você poderá se esegueirar para tais lados enquanto está no Intrusion Mode, e com os dois pressionados, você ficará na ponta dos pés, elevando sutilmente a visão. Você agora tem o botão de ação que saiu do "Círculo" para o botão "Triângulo", o que não faz mais você confundir um com o outro. Se encostar em paredes ainda é preciso, mas agora você poderá se movimentar enquanto está agachado (o que seria MUITO ÚTIL na parte da Blast Furnace no MGS), e chegando perto de um parapeito e apertando o botão de ação, você pulará e se segurará nele, sim, você agora pode fazer ninjices (figura abaixo).


Outra coisa legal, é a inclusão do empurrão, quando você estiver correndo, basta apertar o botão "X" e você rolará na direção que você está indo (Snake) ou dar um giro estrela (Raiden, sim, ele é um ninja). Outra coisa muito melhorada foi o AI dos soldados, agora eles podem fazer chamadas e flanquear você com equipes de apoio, além de ter soldados com escudos, que dão MUITO trabalho para derrotar e se eles verem você adentrar num local fechado como uma tubulação, eles mandarão uma granada lá dentro e, bem, se você não sair rápido de lá, Game Over para você.
O jogo está mais sanguinário que nunca, fazendo você ver escarradas de sangue para todo o lado, não falo de pouco sangue, mas sim de um BANHO de sangue que as paredes podem levar (nota: se você matar uma pessoa bem próxima de você em FPV, o sangue automáticamente irá voar para a sua tela e encharcá-la!, o mesmo vale para baratas quando conhecem o terror de uma granada!

A inclusão destas novas ferramentas de ação fazem o jogo mais dinâmico, além de mais divertido, o grande porém é que com tantas coisas novas, você tem poucos momentos para usá-los de forma obrigatória. Uma coisa que é a mais legal, como Raiden é mais ninja que o Snake, ele recebe no final uma Katana, ou seja: Você pode cortar, estripar e whatever you like!

Metal Gear Solid 2, Sons of Liberty é tão obrigatório quanto seu antecessor, mas eu aconselho vocês a comprar o seu add on, Substance, que vem com o VR Missions e uma saraivada de extras.

Jogabilidade: 10
Dificuldade: 7,0
Replay: 8,5
Som: 7,0
Gráficos: 10
Nota Final: 8,5

Prós: Metal Gear Solid 2 é muito divertido, do começo ao fim e tem uma história de revirar o sono, por isso, é um jogo cheio de conteúdo. Fator Replay maior, com o minigame de Dog-Tags, que podem ser conseguidos quando você rende o inimigo e apontando ou para a cabeça de cima ou a debaixo (se vocês me entendem) eles entregam a sua dogtag, assim você coletando tais dogtags pode abrir um item no fim do jogo!

Contras: HELL, ESSE JOGO É DIFÍCIL PRA CARAMBA! Por isso que ele levou 7, ele as vezes chega a ser chato de tão difícil, não é aquela sensação de dificuldade divertida. Outro ponto fraquíssimo é a trilha sonora, Harry Gregson Williams (A Rocha, Armageddon) entrou na equipe para fazer sua marca, porém, ele chega num momento e com uma idéia que não é bem engolida, tipo a parte techno ficar mais expressiva que a parte épica (como os coros que ecoavam na sala de tanques no MGS, que eu sinto muito a falta), a limada da musica Encounter da série também foi uma perda grande, resumindo: Tanker incident tem uma trilha sonora ótima e a Big Shell tem uma inexpressiva demais na parte jogável.

É isso! Next Chapter: Metal Gear Solid 3, Snake Eater!

domingo, 12 de julho de 2009

Mês do Metal Gear Solid #1 - Metal Gear Solid (Twin Snakes)


Estou escasso de vontade de escrever algo original, por isso, resolvi dedicar-me esse mês á falar sobre tal obra do japona Hideo Kojima, criador da conhecida série: Metal Gear Solid.
E aqui vamos nós, vou começar com nada mais e nada menos que: Metal Gear Solid do Playstation One!

Nome: Metal Gear Solid
Lançamento: 3/9/1998 (japão); 21/10/1998 (EUA)
Gênero: Stealth/Ação
Dois discos de Game e um de missões
Classificação: 15+ (CERO); Mature (ESRB) e 18+ (MDABrasil)

Metal Gear Solid conta a história do agente Solid Snake, numa missão suicida no arquipélago FOX nas proximidades do Alasca, na ilga de Shadow Moses.
Enviado como "A Força Tarefa de Um Homem Só", ele deve eliminar a ameaça feita pelo grupo terrorista: Outer Haven, liderado pelo anarquista Liquid Snake e os Fox Hound Unit, compostos por:

Decoy Octopus, mestre dos disfarces.
Sniper Wolf, atiradora de elite.
Vulcan Raven, Grandalhão e xamã.
Psycho Mantis, manipulador telecinético.
Revolver Ocelot, exímio atirador.

Junto com a missão de desmantelar a organização, ele deverá resgatar dois refens, o DARPA chief, Donald Anderson e Kenneth Baker, presidente da ArmsTech.
Guiado por Roy Campbell, antigo parceiro de operações de Snake, Mei Ling, técnica em sistema digital, Naomi Hunter, enfermeira e assistente de saúde em auxílio de Snake e Master Miller, mestre de Snake, além dos parceiros de batalha que ele encontra na ilha: Meryl, sobrinha de Roy Campbell e Otacon, criador do Metal Gear Rex. Ele deverá cumprir a sua missão, mas ao caminho, descobrir a verdadeira trama por trás disso tudo e encarar mais uma vez, a arma mortal, Metal Gear.

Metal Gear Solid na verdade é um veículo anti-guerra, Hideo Kojima criou uma forma para cativar o público e mostrar de fato, o que acontece debaixo dos panos. Um tipo de corrida armamentista escondida pelo governo (que no jogo seriam os Patriots), a crueldade de um campo de batalha, e mostrando que, por mais que as pessoas se matem, elas ainda sentem, não são máquinas e sim humanos, porém, vistos por seus maiores como apenas objetos de guerra.
Um grande exemplo disso é a relação Otacon e Sniper Wolf, o amor que floresceu no campo de batalha, mas terminando de forma trágica (pobre Otacon, só deve, em todos os MGS :( ).

O jogo conta com um arsenal explosivo que vai de metralhadoras á lança foguetes remotos.
Itens para Snake não faltarão, ele terá Rações para recuperar a saúde, caixas para se esconder, binóculos termais e etc.
Saiba que todas as habilidades de Snake serão testadas aqui, desde o momento certo para se encostar na parede até bater com seus próprios punhos!

Metal Gear nunca foi um jogo de ação realmente, ele exige paciência e técnica, evitar confrontos é a melhor forma de permanecer vivo no jogo, lutar contra todo inimigo que você ver só vai te matar de forma mais rápida, já que é um exercito contra um homem só.
Metal Gear Solid é um classico dos games, qualquer amante de games deve ter jogado esse jogo, se nao tiver, não perca tempo, por mais que tenham se passado 11 anos desde seu lançamento, ele é um jogo que não envelheceu nem um pouquinho.

Área de Spoilers! NÃO LEIA APARTIR DAQUI CASO AINDA QUEIRA JOGAR O GAME, CONSIDERE-SE AVISADO SE VOCÊ LER!
Um pouco sobre a verdadeira trama.

Como dito, MGS é a missão de Snake para desmantelar o gurpo terrorista: Outer Haven. O que ele não contava é que estava sendo usado. Usado como? O pentagono, com a ajuda de Naomi Hunter, criou um virus para acabar com todos que ameaçassem o poder dos Patriots, a organização vigente mundial. Ou seja, todos os ícones importantes envolvidos em Shadow Moses, seraim eliminados por bem, ou por mal.
O Virus, FOXDIE, criado com a intenção de se livrar com cada componente que sabia da verdade, foi injetado em Snake, para que, pelo menos se aproximando dos indivíduos, acabasse com a vida deles. O que acontece na cela da prisão, em que o falso DARPA Chief, Donald Anderson, que na verdade era Decoy Octopus disfarçado, morre de um tipo de ataque cardíaco.

Outra parte interessante é a descoberta que Big Boss na verdade teria 2 clones, além de Snake, que seria Liquid, mas que na verdade, nenhum deles era o perfeito, e sim, cópias resumidas, sem todos os genes não-recessivos. Seriam apenas parte do Big Boss e não cópias completas (note o cabelo dos dois Snakes, são loiros, no jogo, você não nota o do Solid pq ele corta e pinta o cabelo, para não ser confundido com Liquid, mas nos Briefings, você pode ver claramente os cabelos loiros dele).

FIM DA ÁREA DE SPOILERS.

Jogabilidade:
8,0
Dificuldade: 9,5
Replay: 9,5
Som: 10
Gráficos (na época): 9,5
Nota Final: 9,7

Prós:
MGS tem vozes, EM TODOS! O que é algo bem inédito na época, nem os Final Fantasies tinham vozes. O jogo possuí dois finais, o bastante para tirar horas de sono de você, e finalmente os VR Missions, perfeito para treinar suas habilidades em relação ao jogo e horas de diversão garantidas.

Contras: A jogabilidade peca algumas vezes, como a câmera, quando você se encosta na parede, a câmera te dá uma outra perspectiva, o que faz você ficar confuso pra que lado apertar e fazer ele se esgueirar (como a inversão da direita para a esquerda). A falta de mira em FPV (First Person View) o que é corrigido nos outros MGS.

Então é só, até mais amiguinhos!!