domingo, 12 de julho de 2009

Mês do Metal Gear Solid #1 - Metal Gear Solid (Twin Snakes)


Estou escasso de vontade de escrever algo original, por isso, resolvi dedicar-me esse mês á falar sobre tal obra do japona Hideo Kojima, criador da conhecida série: Metal Gear Solid.
E aqui vamos nós, vou começar com nada mais e nada menos que: Metal Gear Solid do Playstation One!

Nome: Metal Gear Solid
Lançamento: 3/9/1998 (japão); 21/10/1998 (EUA)
Gênero: Stealth/Ação
Dois discos de Game e um de missões
Classificação: 15+ (CERO); Mature (ESRB) e 18+ (MDABrasil)

Metal Gear Solid conta a história do agente Solid Snake, numa missão suicida no arquipélago FOX nas proximidades do Alasca, na ilga de Shadow Moses.
Enviado como "A Força Tarefa de Um Homem Só", ele deve eliminar a ameaça feita pelo grupo terrorista: Outer Haven, liderado pelo anarquista Liquid Snake e os Fox Hound Unit, compostos por:

Decoy Octopus, mestre dos disfarces.
Sniper Wolf, atiradora de elite.
Vulcan Raven, Grandalhão e xamã.
Psycho Mantis, manipulador telecinético.
Revolver Ocelot, exímio atirador.

Junto com a missão de desmantelar a organização, ele deverá resgatar dois refens, o DARPA chief, Donald Anderson e Kenneth Baker, presidente da ArmsTech.
Guiado por Roy Campbell, antigo parceiro de operações de Snake, Mei Ling, técnica em sistema digital, Naomi Hunter, enfermeira e assistente de saúde em auxílio de Snake e Master Miller, mestre de Snake, além dos parceiros de batalha que ele encontra na ilha: Meryl, sobrinha de Roy Campbell e Otacon, criador do Metal Gear Rex. Ele deverá cumprir a sua missão, mas ao caminho, descobrir a verdadeira trama por trás disso tudo e encarar mais uma vez, a arma mortal, Metal Gear.

Metal Gear Solid na verdade é um veículo anti-guerra, Hideo Kojima criou uma forma para cativar o público e mostrar de fato, o que acontece debaixo dos panos. Um tipo de corrida armamentista escondida pelo governo (que no jogo seriam os Patriots), a crueldade de um campo de batalha, e mostrando que, por mais que as pessoas se matem, elas ainda sentem, não são máquinas e sim humanos, porém, vistos por seus maiores como apenas objetos de guerra.
Um grande exemplo disso é a relação Otacon e Sniper Wolf, o amor que floresceu no campo de batalha, mas terminando de forma trágica (pobre Otacon, só deve, em todos os MGS :( ).

O jogo conta com um arsenal explosivo que vai de metralhadoras á lança foguetes remotos.
Itens para Snake não faltarão, ele terá Rações para recuperar a saúde, caixas para se esconder, binóculos termais e etc.
Saiba que todas as habilidades de Snake serão testadas aqui, desde o momento certo para se encostar na parede até bater com seus próprios punhos!

Metal Gear nunca foi um jogo de ação realmente, ele exige paciência e técnica, evitar confrontos é a melhor forma de permanecer vivo no jogo, lutar contra todo inimigo que você ver só vai te matar de forma mais rápida, já que é um exercito contra um homem só.
Metal Gear Solid é um classico dos games, qualquer amante de games deve ter jogado esse jogo, se nao tiver, não perca tempo, por mais que tenham se passado 11 anos desde seu lançamento, ele é um jogo que não envelheceu nem um pouquinho.

Área de Spoilers! NÃO LEIA APARTIR DAQUI CASO AINDA QUEIRA JOGAR O GAME, CONSIDERE-SE AVISADO SE VOCÊ LER!
Um pouco sobre a verdadeira trama.

Como dito, MGS é a missão de Snake para desmantelar o gurpo terrorista: Outer Haven. O que ele não contava é que estava sendo usado. Usado como? O pentagono, com a ajuda de Naomi Hunter, criou um virus para acabar com todos que ameaçassem o poder dos Patriots, a organização vigente mundial. Ou seja, todos os ícones importantes envolvidos em Shadow Moses, seraim eliminados por bem, ou por mal.
O Virus, FOXDIE, criado com a intenção de se livrar com cada componente que sabia da verdade, foi injetado em Snake, para que, pelo menos se aproximando dos indivíduos, acabasse com a vida deles. O que acontece na cela da prisão, em que o falso DARPA Chief, Donald Anderson, que na verdade era Decoy Octopus disfarçado, morre de um tipo de ataque cardíaco.

Outra parte interessante é a descoberta que Big Boss na verdade teria 2 clones, além de Snake, que seria Liquid, mas que na verdade, nenhum deles era o perfeito, e sim, cópias resumidas, sem todos os genes não-recessivos. Seriam apenas parte do Big Boss e não cópias completas (note o cabelo dos dois Snakes, são loiros, no jogo, você não nota o do Solid pq ele corta e pinta o cabelo, para não ser confundido com Liquid, mas nos Briefings, você pode ver claramente os cabelos loiros dele).

FIM DA ÁREA DE SPOILERS.

Jogabilidade:
8,0
Dificuldade: 9,5
Replay: 9,5
Som: 10
Gráficos (na época): 9,5
Nota Final: 9,7

Prós:
MGS tem vozes, EM TODOS! O que é algo bem inédito na época, nem os Final Fantasies tinham vozes. O jogo possuí dois finais, o bastante para tirar horas de sono de você, e finalmente os VR Missions, perfeito para treinar suas habilidades em relação ao jogo e horas de diversão garantidas.

Contras: A jogabilidade peca algumas vezes, como a câmera, quando você se encosta na parede, a câmera te dá uma outra perspectiva, o que faz você ficar confuso pra que lado apertar e fazer ele se esgueirar (como a inversão da direita para a esquerda). A falta de mira em FPV (First Person View) o que é corrigido nos outros MGS.

Então é só, até mais amiguinhos!!

2 comentários:

Marcel disse...

Metal Gear Solid fez muito bem ao aprimorar a já famigerada fórmula de esconder-se do inimigo, que surgiu no mundo dos games com Mario Bros, onde você deve esconder-se dos koopas entrando nos encanamentos.

Além do que, o recurso de voz foi usado já muito anteriormente, na narração do jogo International Superstar Soccer Deluxe.

No mais, é um bom jogo. Uma ótima pedida para quem gosta de consagrados títulos como: Sonic, Mario e GTA.

Andy Allex disse...

Concordo plenamente!!