sábado, 20 de junho de 2009

O Incidente.

Alô amiguinhos, este post é dedicado ao novo cd do Porcupine Tree que será lançado dia 22 de Setembro! (sim, no mesmo dia que uma pessoa fará aniversário, não é? Só um pequeno detalhe é que essa pessoa odeia Porcupine Tree).
The Incident é o nome do novo álbum DUPLO, composto por mais de uma hora e meia de canções do mais puro rock progressivo aos flertes com metal, pop music e provávelmente algo bem funk, não aquele da Rocinha! Mas aquele do Living Colour!

Steven Wilson se pronunciou nessa semana acredito, sobre o novo álbum. The Incident, como já dito, será composto por dois discos: The Incident e o outro será um disco independente do The Incident, com canções que foram compostas em Dezembro de 2008.

Steven Wilson pronunciou que "The Incident contará eventos numa história que falará sobre começos e fins de uma forma bem surreal e o sentimento depois disso será o que nada será a mesma coisa depois disso tudo".
"A idéia veio de um dia que eu estava dando uma volta com o meu carro, quando passei por uma pista que havia ocorrido um 'Incidente'. Logo aquela palavra me afetou, que Incidente pode ser acoplada á coisas tão destrutíveis quanto traumáticas para as pessoas que estão envolvidas."

"A ironia de uma expressão tão fria para eventos tão abaladores me contagiou, e então eu fui atrás de outros tipos de 'Acidentes' na imprensa e nos jornais," continuou Wilson "eu escrevi sobre o resgate de garotas adolescentes de um culto religioso no Texas, uma família que aterrorizava os vizinhos, um corpo que foi achado durante uma sessão de pesca num lago, e muito mais. Cada canção foi escrita em primeira pessoa, para passar o sentimento de humanizar a informação mas reportagens."

Adicionalmente, Wilson colocou incidentes que aconteceram na sua infância e que profundamente o afetou. Como um amigo que ele perdeu na infância, seu primeiro amor, como ele via espíritos (Séance) e o dia que ele largou seu emprego fixo para se aventurar no seu sonho, que era entrar no mundo da música.

The Incident é composto por quatorze Tiers, cada um falando sobre os tais incidentes, aqui vai a setlist:
The Incident
I. Occam's Razor (1:55)
II. The Blind House (5:47)
III. Great Expectations (1:26)
IV. Kneel and Disconnect (2:03)
V. Drawning the Line (4:43)
VI. The Incident (5:20)
VII. Your Unpleasant Family (1:48)
VIII. The Yellow Windows of the Evening Train (2:00)
IX. Time Flies (11:40)
X. Degree Zero of Liberty (1:45)
XI. Octane Twisted (5:03)
XII. The Séance (2:39)
XIII. Circle of Manias (2:18)
XIV. I Drive the Hearse (6:41)

Impressões de quem teve a oportunidade de ouvir a música:

Time Flies é uma música bastante floydiana, e segundo Steven Wilson, isso foi intencional. Ela lembra Dogs e Time, mas ainda soando bastante comteporâneo. A música foi inspirada na infância do SW.

The Blind House é uma música com violões, harmonias com algumas
"very heavy sustained guitar histrionics" (não sei o que significa).

Circle of Manias é como Mother and Child Divided, mas muito mais pesada, com riff Meshuggah-like e bastante tempo quebrado. Nessa música, SW toca com uma nova guitarra Baritone que PRS fez exclusivamente pra ele.

Drive the Hearse tem um refrão memorável com alguns momentos acústicos ótimos e com um sintetizado formando um ambiente "surreal/assustador". Tem também
"soaring solo fade out"(também não sei o que significa hahaha)

The Incident tem uma levada funky (heavy electronica funk) e provavelmente deve fazer sucesso ao vivo. Tem bastante texturas estranhas produzidas pelos sintetizadores. Lembra Sleep Together, mas sem os strings.

O álbum tem bastante influência do último trabalho solo do SW, Insurgentes.

No vídeo, a música que toca no início é Occam's Raze, que abre The Incident. O trecho que mostra Richard tocando um sintetizador vem de The Incident(parte), e o trecho acústico que SW toca é Time Flies.

Occam's, The Yellow Windows, Degree Zero, maior parte de Octane Twisted, e Circle of Manias são intrustumentais.

O àlbum paralelo tem as seguintes faixas, mas nada foi apresentado sobre elas:
Flicker
Bonnie The Cat
Black Dahlia
Remember Me Lover

Há um video com alguns trechos da gravação do álbum
http://www.roadrunnerrecords.com/video/view.aspx?songID=2503

Como dito, The Incident será lançado dia 22 de Setembro. Mal posso aguardar!

Fui!

2 comentários:

Marcel disse...

Faltou você afirmar também que SW prometeu um álbum com altas influências de Jonas Brothers, Simple Plan, The Libertines, dentre outras bandas renomadíssimas no cenário musical mundial.
Além da participação especial de Chimbinha, executando belissimamente o solo de Time Files.

lagarta.listrada disse...

Que saudade de ler blogs! ;D

Selo pra ti no CastanhaZ!

http://castanhaznaparede.blogspot.com/