domingo, 2 de maio de 2010

As Nossas Memórias.

Há quanto tempo, blogzinho! Desde aquele post estranho que não apareço aqui, ele parece estar virando um diário. Eu realmente tive muitas coisas pra fazer durante esse tempo, finalmente consegui passar no vestibular e agora estou conhecendo a vida acadêmica, mas eu tive alguns desânimos em relação ao meu curso. Começa pelo fato que é 'Vespertino-Noturno' e eu fiz esse curso pensando em fugir desse horário, mas acabei caindo nesa desgraça. Agora sou meio que desprendido do curso, mas tenho q fazer minha parte, pq num vou poder mudar de curso, caso eu passe no vestibular/vestibulinho. Ainda é o começo do ano, mas, vou começar a pensar nisso...

Mudando de assunto. Sobre o post de hoje, eu passei um tempão pensando no que escrever, que não fosse ruim e nem muito promissor, claro, aqui apenas coloco algumas informações interessantes que acho úteis (ou não) e pensamentos meus (ou não²), então, seguindo o segundo exemplo, vou falar um pouco sobre as memórias.

Digo, o que são memórias realmente? Eu ao longo da minha vida aprendi que são fatos que aconteceram, informações, que ficam guardadas e/ou registradas na sua mente. Até ai é o básico. Porém, hoje, indo pra federal, estava pensando (como um bom filósofo deve fazer...) sobre algo que me ocorreu: "porque não consigo lembrar de 'tal coisa'?"
Essa tal coisa, era feliz, então pensei, era algo muito feliz, e eu sei o que aconteceu, mas como aconteceu que não consigo lembrar, como foi o momento, só contenho a informação "feliz" como se estivesse sido escrita como o nome da "pasta com senha ou sem dados".
E logo me ocorreu a cabeça, que eu lembrei de algo muito triste que ocorreu no passado e, consegui lembrar de cada detalhe do que eu senti.
Seria nossas memórias atadas mais às tragédias do que os momentos felizes?

As vezes penso naquelas frases: A dor deixa marcas, cicatrizes.
E acho que realmente fazem sentido. Seria quase um equívoco dizer que não é verdade. Essas memórias parecem agir como cicatrizes, marcadas pra sempre na sua vida. Talvez seja um trauma, uma força motriz invisível que pulsa na nossa mente.

Estava falando com um amigo meu hoje, sobre certas coisas que faço, mas não sou eu, é um mecanismo automático que ativa e me faz agir desse jeito. No caso, é trauma, como se eu estivesse (des)preparado para qualquer coisa que me venha a acontecer, mesmo acontecendo ou não, e minha mente relaciona os atos passados com o de hoje, e junta tudo, e ativa o 'mecanismo'.
Não é exatamente culpa minha, mas ainda é, por isso que esse amigo meu sempre diz: "nunca deixe os seus sentimentos te controlar, você que os deve controlar", eu sou um pedaço de carne que vive e funciona de sentimentos, diferente dele que age muito com a razão (pode parecer piegas) eu começo mais a agir com o coração.

Talvez a vida nos torne escravos de nossas próprias lembranças e memórias, mas de um mundo onde o futuro é incerto e o passado mais ainda, por que não se arriscar?
Digo, quem pode comprovar que aconteceu mesmo? Livros? Cientístas? E se realmente não aconteceu mas eles comportaram como uma bíblia e jogaram na cabeça das pessoas para que sejamos obrigados a ter uma explicação pra tudo?
Devaneios da mente a parte. Ninguém pode lutar contra as forças da memória, o máximo que pode fazer é preenchê-la com outras memórias, até que elas se percam no subconsciente e fiquem por lá durante tempo indeterminado.

Termino por aqui esse post de devaneios da minha mente...
Espero ter tornado esses poucos momentos bem proveitosos pra pessoa que leu.

Até!