quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

The Messenger.

Não vi nenhuma resenha desse jogo até agora, então eu farei.
Bando de zé ruelas imprestáveis, não querem fazer a resenha só porque o jogo é japonês, meus pêsames. Eu vou me arriscar!


A batalha do bem contra o mal nunca foi tão bem representada nos games como em Dissidia.
Dissidia? É de comer? Não caro gafanhoto (ou qualquer outro inseto, enfim), Final Fantasy Dissidia é a nova franquia ligada aos games da Square Enix (antes apenas Square Soft). O jogo se trata de um quebra-pau maneiro entre herois e vilões de todas as sagas.
Vindos de suas respectivas dimensões, os heróis recebem o chamado de socorro da deusa Cosmos, onde ela pede para que eles (os heróis) impeçam Chaos de acabar com a dimensão presente (que seria a dimensão principal, o plano astral... enfim).
Então os heróis se juntam para enfrentar Chaos, Chaos sabendo disso, convoca os Nêmesis de cada herói. Então as duplas são divididas assim:

Warrior of Light X Garland (FFI)
Firion (Frioniel) X Emperor (Matheus) (FFII)
Onion Knight X Cloud of Darkness (FFIII)
Cecil Harvey X Golbez (Havey, spoiler!) (FFIV)
Bartz (Butz) Klauser X Exdeath (FFV)
Terra (Tina) Brandford X Kefka (Cefca) Palazzo (FFVI)
Cloud Strife X Sephiroth (FFVII)
Squall Leonhart X Ultimecia (FFVIII)
Zidane Tribal X Kuja (FFIX)
Tidus X Jecht (FFX)
Personagens Secretos incluídos!
Shantotto (FFXI) e Gabranth Von Rosenburg (FFXII)

Então esses pares se enfrentam na eterna disputa entre bem e o mal, é claro que muitos vilões só então ali para interesse pessoal, o que vale para eles é impedir os heróis.
Dissidia tem um estilo de jogo de luta muito diferente do normal...
O jogo conta com essas opções de jogabilidade:
Story Mode (Batalhas pelo Destiny Grid ou alguma coisa assim)
Colosseum Battle (Para render Purchase Points, PP's)
Quick Battle (Batalha normal, só para lutar mesmo)
Multiplayer Battle (¬¬)

Como já dito, o estilo de jogo pelo Destiny Grid é feito da seguinte maneira: Há um tabuleiro, nele haverá os alvos, você chegará à os alvos e irá lutar com eles, mas não é tão símples assim. cada movimento terminado, digamos, cada um turno de movimento, independente do número de casas que você anda, você gasta um Destiny Point (DP), isso fará que você perda prêmios e rankings no final do Story Mode do personagem (conhecido como Destiny Odyssey), os prêmios variam de itens á PP. Mas você não perde apenas na DG, há os DP Challenges, haverá alguns inimigos no tabuleiro que terão os DP Bonus, se você completar o DP Challenges deles, você ganhará DP's bônus, os números podem ser de +1 até +3. Os desafios podem ser: derrotar o inimigo em 10 segundos e até mesmo derrotar sem levar nenhum dano!

E Como funciona o estilo de batalha?
Não se trata apenas de apertar botões, não que não tenha aquele ataque massivo aos botões de ataque, mas o jogo o compele á ser mais estratégico. Os botões Quadrado (golpe de HP), Triângulo (Comando de ação: voar, deslizar pelo ar e até mesmo escalar paredes), Círculo (Ataque de BP) e o X (pular, apertando duas vezes você executa o salto duplo). A luta se favorece dos dois tipos de pontos, os Brave Points (BP) que representam o seu dano total em relação com o Ataque ao HP do inimigo (9999 de BP será o dano dado ao oponente quando executar o ataque do Quadrado) e o HP (Hit Points) que representa seus pontos de vida, se zerar, você morreu! Símples!
As combinações de botões lhe fazem ligar ataques para os tornar mais precisos, e até mesmo soltar outros especiais de HP Attacks (Quadrado). Outras combinações são usadas também, se você usar R+Triângulo, você usará o Dash, para chegar mais próximo do oponente com mais rapidez (quando você obtiver essa habilidade é claro)
e o R+Círculo para usar os Summons que te ajudarão na batalhar causando algum efeito em você ou no oponente (Ex: Summon Bahamut aumenta seu BP em 1/3 do total dele no momento usado por um minuto).

Habilidades? Como assim?
O jogo possuí Skills (Habilidades) que você equipa no personagem, você pode customizá-lo de forma apropriada antes dos confrontos. As skills são muitas e é muito difícil de administrá-las com o jogo em japonês, por isso equipe na marra e vá para a batalha.
O jogo também fornece equipamentos para comprar e equipar nos personagens. O que não deixa de ser MUITO últil!

A trilha sonora é impecável como sempre. Os temas de batalha dos FF (não todas) estão ai e a maioria está arranjada com novos instrumentos e até com uma temática diferente (vide The Fierce Battle do FFIV).

Muitos chamaram de "O Super Smash Bros da Square Enix", mas não tem nada a ver. São jogos distintos demais, enquanto no SSB você luta para expulsar o oponente do campo de batalha, no Dissidia você luta para derrotar ou até mesmo matar um inimigo. As batalhas até giram num plano mais cinematográfico com as mentiradas a lá Advent Children, onde você realmente conhece os poderes dos personagens de FF.

Dissidia é um jogo que até Japonês vale a pena jogar. Se você tem a sorte de ter um PSP ou tem um amigo que tenha, peça emprestado, baixe ou compre! Você terá horas e horas incansáveis de diversão! Se alguém tiver, me avise, eu quero disputaaaar!! T-T (não vejo a hora dos eventos de anime começarem para sair espacanando Otakus jovens e inocentes! Mwhehahaahahahaha)

É isso ai! E que venha Dissidia Final Fantasy II! \o/
Para fechar com chave de ouro, aqui vai o tema do jogo na versão Chaos!

http://www.youtube.com/watch?v=7_XoG-tu1jQ

Hasta la vista!

2 comentários:

lagarta.listrada disse...

Já fizeram sim matéria sobre o Dissídia... é só procurar!
Mas, é claro, cada um explica da sua forma!
Tudo bem explanadinho! ^^

Marcel disse...

Embora Dissídia seja um bom jogo, é inegável que trata-se de um descarado plágio do jogo Mario Party, do Nintendo 64.