domingo, 17 de maio de 2009

Comentando Álbuns #3 - X&Y


Hoje vou falar sobre esse belíssimo trabalho da banda britânica Coldplay.
Antes de mais nada, você conhece o Coldplay? Se você não conhecer, volte para o banheiro agora mesmo e chore por perder uma das coisas mais belas no britpop ou puxar um baseado de mussarela (segundo uma amiga minha esse é o estilo deles).
Bem, o Coldplay foi formado em 1998 (foi ontem quase), que tem como integrantes:
Chris Martin - Vocal/Piano/Guitarrista
John Buckland - Guitarrista/back vocals
Guy Berryman - Baixo/back vocals
Will Champion - Bateirista e multi instrumentista

Eles vem das vertentes do Pop, Rock e (acreditem) Prog Rock, não acreditam? Bem, escutem Cemeteries of London ou Square One, vão entender o que eu falo.
Mas, vamos falar sobre o album em questão, X&Y.

No mais, eu amo A Rush of Blood To The Head, um dos próximos albuns a vir para a minha prateleira, maaas, X&Y tem um ótimo motivo para estar aqui, ele é altamente rejeitado pela crítica (leia-se "mamãe eu queria ser astro do rock mas não consegui porque eu era incompetente e eu vou criticar todos aqueles que fazem musica melhor que eu" nota: isso vale para críticos de cinema também), por ser destruído pela crítica, eu vou mostrar aqui que ele não é ruim não!

O sistema de X&Y é o seguinte, é composto por duas partes, X e Y, digamos que a parte mais digamos Coldplay é na X e a parte mais experimental é na Y mas vou colocá-las como tópicos no fim do post.

Square One

Ok, aqui é uma coisa interessante, uma atmosfera espacial para o inicio da musica. Como assim? Bem, um teclado com um órgão eletrônico e slides de guitarra, tem algo mais espacial que isso? Bem, os vocais de Chris começam de uma forma tão etérea, que pareciam não estar ali, por isso a musica começa com uma sextinada bem rápida, o que me impressionou na hora, não sabia que Will Champion era tão habilidoso assim. A musica segue com essa sextinada até o refrão (devem ser uns 5 segundos da bateria para o refrão), e chegamos no refrão, ai eu grito: MEU DEUS! QUE REFRÃO FODA!
Porque é foda? Porque explode como TODA musica que abre álbum deve explodir, te deixar sentado ali, fixado e sentindo tudo que a musica quer passar. Aliás, até a musica é espacial, a pessoa que quer sair do lugar mas não consegue porque algo sempre o impede.
O final "Chilled" ou frio, se torna essencial para a musica, porque ela te prepara para a próxima canção.

What If
Ok, vocês sabem da tremenda habilidade do Coldplay de fazer baladas não sabem? Pois então, What If é mais um dos hits fodaços do cd, porquê? Bem, a letra é cuidadosa, doce e muito certeira, quer ver?"
What if there was no lie
Nothing wrong nothing right
What if there was no time
And no reason or rhyme
What if you should decide
That you don't want me there by your side
That you don't want me there in your life

Bem, sinto que fiquei mais amargo mas ao mesmo tempo doce quando comecei a escutar coldplay, bem, ela fala sobre as decisões que você toma ou deixa de tomar, como isso pode afetar a sua vida. Acho que isso se espelha um pouco na minha vida, mas retomando.

White Shadows
Ok, essa é complicada, segue a mesma linha de Square One, espacial e muito ritimada, lembra os velhos tempos de U2, aquele delay básico na guitarra e o final "chilled". White Shadows fala sobre uma pessoa que na infância não aceitava ser parte do sistema, ou algo parecido, preciso estudar mais as letras desse álbum.

Fix You
Bem, Fix You é o Grande Hit do álbum junto com Talk, em termos de balada, ela é muito original para o Coldplay pelo simples fato de estourar com um coro no final da musica "Tears stream, down your face, when you lose something you cannot replace", e cara, dá vontade de cantar junto, fazer parte do coro, a musica soa como setentista, essa é uma das provas de progressão no som do Coldplay.

Talk
Já é demais, um hit após o outro, Talk é a "Eu sou U2 dessa geração" e realmente é. Espacial como Square One e White Shadows, ela completa a Tríade Espacial do álbum, o que vem a frente são resquícios da tríade, não que sejam ruins, mas não soam tão espaciais quanto essas três.
Bem, Talk com certeza você já ouviu, se não ouviu, CLICA AQUI PORRA!
Aliás, o clipe é muito legal! Muito engraçado e estranho!

X&Y
A musica título do álbum, não segura tanto quanto "A Rush..." porque ela tem uma pegada mais leve, enquanto 'A Rush' podia ser leve, mas era esquizofrênica demais, parecia muito doida (no sentido de morder a sua própria perna enquanto você corta seu cabelo com uma faca ginsu e assiste programa da márcia no volume baixo e no som tocando um cd do Flaming Lips. Nota: só funciona se você ler a letra junto). Mas é bonita, mas é longe de ser a melhor do álbum.

Speed of Sound
Como pude me esquecer de Speed of Sound como maior hit? (Não gostou? Me processa!) Eu gosto dela até, mas ela se torna um loop de Clocks pra mim, uma Clocks Part 2, por isso que eu não a venero tanto. Quer ver? As notas de Clocks são as seguintes (Ré, Lá Menor e Mi menor) enquanto as de Speed of Sound são (Lá Menor, Mi menor e Ré) OHHHHHH! Isso que me faz não curtir a musica, aliás, ela muda mesmo no refrão, já que Clocks não tem um dito refrão.

A Message
Olha, essa pessoalmente é uma das minhas preferidas, aquele começo com vocal e violão, o refrão bordão de placa de caminhão, a letra é muito bonita diga-se de passagem e no final uma oitavada no vocal do Chris que quando "ouvo" no fone de ouvidos, me faz lagrimar. Sim a letra é triste que quer ser feliz, alguma objeção? OK, next!
Aliás, uma oitavada é subir de um tom para um outro, tipo aqueles gritinhos de metal, mas esses caras sobem umas 3 oitavadas, pelo menos o chris não faz parecer ridículo.

Low
Low poderia ter entrado na tríade e fazer dela um quarteto, mas explico porque ela não entra:
Ela tem um tóque único, ela é a única que realmente liga o ponto X e Y, coisas do Coldplay e do Novo Coldplay apresentado nesse álbum. É por isso que ele não faz parte da tríade, ele é a âncora do álbum. Escute e você vai entender.

The Hardest Part
A canção que tem o clipe mais nadaavernonsenseestranho que eu já vi, mas é bonito, só não tem a ver com a letra. Não tenho muito que dizer sobre esta, porque está além da minha compreensão, por isso vou escutá-la e aproveitá-la.

Swallowed In The Sea
Essa é aquela que precede o final, muito bonita, tem uma letra pomposa, o próprio nome da musica é pomposo, Engolido no Mar, isso que é título, ela é leve e simples, tem um coro bastante similar ao de Fix You, mas não explode tanto. Ótima para escutar no escuro.

Twisted Logic
Esse é um dos grandes exemplos de Progressão, ela começa parada, vai aumentando, aumentando, e de repente, estão todos tocando, cantando, e a musica acaba, mas tudo volta e acaba de novo, ela soa como Politik se vocês repararem, aquele rítimo "pá pá pá" direto, é, na verdade ela é bem direta, e acaba estranha.

X&Y é agora um dos meus albuns preferidos, e isso o torna querido mesmo.
A divisão das partes é feita assim:

X
Talk
Low
The Hardest Part
Speed of Sound
What If
X&Y

Y
Square One
White Shadows
Fix You
A Message
Twisted Logic
Swallowed In The Sea

Bem amigos, espero que tenham gostado dessa pequena resenha, sei que não vai despertar a vontade de escutar o álbum, mas eu me esforcei, dêem uma força a ele, dei uma empreguiçada no final, mas idai? Processe-me! =D

Adieu!

2 comentários:

Marcel disse...

Coldplay é uma banda meramente copista. X&Y é uma cópia cabulosa da aclamada turnê conceitual do Pink Floyd, chamada The Man and The Journey, também dividida em duas partes (The Man e The Journey). Ja na parte da musicalidade, notamos claramente se tratar de uma versão piorada do Oasis, e com um pouco mais peso do Keane. Não é a toa que Coldplay é considerado os "Jonas Brothers" do Reino Unido.

Unknown disse...

Quero ouvir D:
Mas uau, vc deve ter curtido a lot esse comment do Marcel, né? IAUHAIUHAOIUHAOIUHAOIUHA
To imaginando tua cara de felicidade ao ler isso xD