domingo, 12 de abril de 2009

A Sombra do Colosso



Como fazer uma obra de arte digital? Ou até mesmo um conto de fadas digital?
Shadow of The Colossus (Wander and The Colossus no original) é a prova viva de que, o videogame não é apenas sangue, violência ou jogos idiotas perdidos em sua própria caixa de areia.
Lançado em 18 de outubro de 2005, ele trouxe uma revolução para o Playstation 2, não só em gráficos, mas em estilo de jogo.

O que faz dele diferente?
Shadow of The Colossus não é o tipo de jogo que você sai por ai matando bichinhos e coletando itens para ajudar na aventura. O jogo contêm apenas 16 colossos, sem mais. Nada de minions (crias dos vilões) ou de goblins para se bater, apenas você e os colossos.
Isso não faz dele um jogo chato?
Muito pelo contrário, faz dele um jogo pontual, sem rodeios, a única enrolação que você pode encontrar é o mapa, que é vasto e cheio de obstáculos naturais, tais como abismos, escadas íngremes e ruínas.

Shadow of the Colossus tem um visual magníficamente belo. Cada câmera, não centra no personagem, mas no cenário, o que faz parecer que você está jogando uma fotografia. Não importa para qual lado você girar a câmera, qualquer lado dará uma ótima foto.
A trilha sonora, composição por Kow Otani, se torna parte do jogo, é um pecado jogá-lo sem as musicas, corta a experiência de jogo por 50%, o que torna o jogo chato.
Uma coisa importantíssima nas musicas, é que cada uma tem seu papel inscrito na batalha, se o colosso for calmo, a musica será calma, se ele for violento, a musica será violenta. Ela também entra em contato com Wander, o herói, por exemplo, quando você consegue subir no colosso, a musica fica mais emocionante, heróica, o que se pode chamar de momento extase da batalha.

Wander
O entrépido herói tem a missão de reviver seu amor Mono, que foi sacrificada para acalmar o deus Dormin, o antigo colossi, então Wander rouba a espada que pode matar colossos e vai para a Forgotten Land, levando em segredo Mono e a espada consigo, numa forma desesperada de salvar o seu amor, ele pede a Dormin que reviva Mono, então Dormin só fará o que ele pede se Wander matar os 16 colossi, porém, ele terá um caro preço à pagar. Ele então cruza Forgotten Land em seu cavalo, Agro, seu companheiro de viagens à procura dos colossi.
Wander é um personagem heróico, porém, não tem nenhuma habilidade especial, é uma pessoa comum, não solta raios pelas mãos ou salta mais alto que qualquer pessoa, ele apenas escala nos colossos e finca a espada em seus pontos fracos. O Herói tem em sua disposição para uso, a espada, que serve também como radar para achar os colossi, um arco e o seu cavalo (no qual é muito importante).

Agro
O alazão de Wander, é forte e muito grande. Ele é importante para tudo, principalmente para se locomover pela Forgotten Land, já que o local é gigantesco, você pode passar horas procurando um colossi (o que já aconteceu comigo). Agro não tem nenhuma habilidade, apenas de ser imortal! hehehe, o cavalo é muito forte, se jogar, vai entender o porque.

Colossi
Os colossi, os inimigos de Wander. Para ressucitar Mono, ele deve derrotar 16 colossi, como havia dito mais cedo, cada um com uma forma diferente de matar. Aqui estão os 16:
1 - Valus / Minotaurus Colossus (O Minotauro)
2 - Quadratus / Taurus Major (O Touro)
3 - Gaius / Terrestris Veritas (O Cavaleiro)
4 - Phaedra / Equs Bellator Apex (O Cavalo)
5 - Avion / Avis Praeda (A Águia)
6 - Barba / Belua Maximus (O Gigante Barbudo)
7 - Hydrus / Dracus Marinus (A Enguía)
8 - Kuromori / Parietinae Umbra (O Lagarto)
9 - Basaran / Numbus Recanto (A Tartaruga)
10 - Dirge / Harena Tigris (Serpente das Areias)
11 - Celosia / Ignis Excubitor (O Tigre)
12 - Pelagia / Permagnus Pistrix (O Monstro Marítimo)
13 - Phalanx / Aeris Velivolus (A Serpente Voadora)
14 - Cenobia / Caleds Candor (O Leão)
15 - Argus / Praesidium Vigilio (O Guerreiro)
16 - Malus / Grandis Supernus (O Feiticeiro)

Os nomes estão primeiro como são conhecidos no mundo do jogo, em segundo os nomes em latim e terceiro como são chamados normalmente, para quem não conhece os nomes originais.

Shadow of The Colossus tem um final excepcional, porém, te surpreende muito (não vou espoilar). O jogo é viciante e você vai querer passar horas no Boss Rush Mode depois de zerar. Um jogo que merece lugar em cada estante de cada gamemaníaco do mundo.

Nota: 10

(Ah, vou ver se consigo zerar em menos de 4 horas, o que é muito difícil!)
Fui!

2 comentários:

Forgotten disse...

Tips, parece ser cool.

Vou aqui jogar meu Age Of Empires.

Marcel disse...

Realmente uma obra prima dos deuses. Inspirado em jogos como "H.E.R.O." do Atari e "Alex Kidd", do Master System, este jogo é realmente sensacional.