segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Comentando Álbuns #6 - O Muro... Ou não! (Parte 2)

Continuando o último post, que foi finalizado com o final do primeiro disco.
Então sem papo-furado, vamos continuar!

Hey You (4:40)
Essa musica por incrível que pareça, não entrou no filme, ela foi gravada mas não foi posta porque no contexto da pelicula, ela ficaria distante de tal. A musica fala sobre esperança, a pequena luz que existe dentro de Pink. Na musica, singela como todas as grandes musicas do Floyd, começa com um dedilhado, e entra Gilmour, perguntando "Hey you, out there in the cold, getting lonely, getting old, can you feel me?". A musica segue um clima tenso, com um solo baseado no tema do The Wall, o mesmo de Another Brick, e logo em seguida, Roger retoma os vocais, gritando que nem um louco. Hey You não é uma musica discutível, ela é boa, e é isso. E termina com uma das frases mais fodas do álbum "Together we stand, Divided we fall!"...

Is There Anybody Out There? (2:44)
ITAOT, abreviado, foi o nome do cd de compilações ao vivo da tour que saiu em 2001 também, essa musica é uma das peças mais bonitas no álbum, começa obscura e apenas roger com um coro dizendo "Is There anybody out there?" com efeitos que lembram Echoes no fundo.
E depois, entra um dedilhado de violão, seguido de um quarteto de cordas, uma bela musica de fato, pena que é esquecida. Em contexto com a história, é o momento em que Pink, começa a se perguntar se ele mesmo quer estar ali...

Nobody Home (3:26)
Ainda em sua depressão profunda, Pink tenta entrar em contato consigo mesmo, ou será uma ligação para a sua casa? É incerto, mesmo andando pelos cacos de vidro da janela quebrada, ou pela ilusão do campo de batalha da segunda guerra, onde seu pai morreu, nada parece mais fazer sentido para tal. Como musica é difícil dizer, é uma belíssima canção, Roger a recita, não chega nem a cantar, mas instrumentalmente, é composta por piano e orquestra, dá um belo preview do que vem a ser o próximo álbum: The Final Cut.

Vera (1:35)
Vera Lynn era uma cantora da segunda guerra mundial, compôs um dos hinos na época "We'll Meet Again" que é citado na letra. A frase no começo da canção ("Where the hell are you, Simon?") e os sons durante a musica são do filme Battle of Britain de 1969.

Bring the Boys Back Home (1:21)
Não tenho muito sobre o que falar dela. É apenas uma passagem para...

Comfortably Numb (6:24)
"Hello, is there anybody in there?" começa a musica sutilmente com Roger perguntando se Pink está acordado, o show dele vai começar logo, ele precisa estar de pé, mas Pink ainda está em estado de depressão, quase catatônico. Logo, Pink é examinado pelo médico (Roger) e logo ele entra em contato com se interior, a parte boa de sua consciência, representado por David.
E após o primeiro refrão, o solo, um solo tão simples, mas eficazmente perfeito, dando um gostinho de quero mais... Logo Roger retoma os vocais, levantando Pink por meios medicinais, assim ele estará pronto para o show (note a parte da agulha 'just a little pin prick', aquele grito da uma sensação de interação com a musica), e Pink retorna a sua consciência, dizendo que todas as coisas boas do passado se foram, "The child is grow, the dream is gone" e agora ele estará confortávelmente entorpecido. E então começa o solo, um dos melhores solos da história do rock! Cotado como Quarto maior solo da história do rock pela Guitar World Magazine. E não é para menos, não há formas de explicar, apenas escute a musica e tire as suas conclusões...

The Show Must Go On (1:36)
Esta aqui como Bring the Boys, é uma passagem para a próxima musica...

In The Flesh (4:19)
Com esta canção, começa a série de canções que marcam a nova figura de Pink, induzido por alucenógenos, fazendo-o acreditar que é um Ditador Facista, desejando morte à todos aqueles "indesejáveis" por ele, como Negros, Judeus, Homossexuais, Viciados e etc.
A musica segue a mesma forma da primeira parte, é um reprise mas com letras diferentes.

Run Like Hell (4:19)
Com uma gitarra em delay, e uma ré sendo tocada em palm muted, a musica começa com palmas e abrindo pra uma canção no mínimo louca do álbum, a única que tem um solo preciso de Rick Wright nos teclados. Algumas curiosidades sobre essa canção:
A musica na verdade, é bem maior que a versão do álbum, mas é algo tão raro que talvez nunca veremos (ouviremos), no filme, Alan Parker, diretor, achou que Skinheads VERDADEIROS fariam um trabalho dígno de neo nazis à serviço do ditador Pink, o que deu uma confusão total, eles não paravam de destruir tudo, e quase chegaram a estuprar de verdade a garota que parece ser estuprada no filme. Coisa tensa viu!

Waiting For The Worms (3:58)
Neste ponto da história, Pink perde a noção de sua mente, e deixa que suas idéias ruins, os "Vermes" (Worms) tomem conta de sua mente. A musica varia muito de partes pesadas à lentas, oscilando de forma súbita. Estranhamente postas em momentos mais estranhos ainda.
No final, conduzida por um Leitmotiv (Motivo condutor, técnica criada por Richard Wagner), no caso, o tema do The Wall, leva a musica à uma loucura sem fim... Até que Pink grita: STOP!

Stop (0:30)
Uma pausa, Pink está cansado, quer ir embora, tirar esse uniforme e deixar o show... E então, sem poderes para se julgar, ele recorre ao seu interior...

The Trial (5:13)
Finalmente, o jurí está montado, o ponto climax do álbum começa, a decisão final de Pink.
Movido por uma vida cheia de traumas e abusos, quase a destruir a razão dele, ele é posto numa corte onde ele deve ser julgado por sí mesmo. Culpado por "Mostrar sentimentos! Quase da natureza Humana, Isso não se faz!" que foi mostrada em todo o ábum, logo um dos abusos que ele sofreu na infância, no caso, seu Professor. Logo sua esposa adultéria e então, sua mãe superproterora. E então, dentro da batalha interior pela sua insanidade, um novo personagem aparece, O Juiz, Durante, Pink está na beira do caos mental, "Crazy, Over the rainbow I am crazy, bars in the window, The must be a door in the wall, when I came in..." E então, O Juiz chega a conclusão que Pink na verdade foi o culpado por todo o mal que doi causado por ele, por não ter superado tais eventos, e então, é judiciado à destruir sua própria parede! TEAR DOWN THE WALL!

Outside The Wall (1:41)
Só para constar, Outside The Wall não é o fim da história, apenas é um tipo de conclusão, por que não explica nada o que aconteceu no final. Uma outra curiosidade é que Hey You deveria estar entre Comfortably Numb e The Show Must go On, mas na line up final ela foi retirada de lá.
"Isn't This Where" é a frase que termina a musica e que completa a primeira frase de In The Flesh? Ou seja, "Isn't This Where We Came In?" fazem um ciclo no álbum. No contexto, talvez uma nova chance á Pink?


The Wall foi basicamente o começo do Fim da formação original do Floyd, após este álbum, nasceria The Final Cut, o estado maior de loucura de Roger Waters, e por fim, a expulsão de Roger. Muitos dizem que o verdadeiro Floyd morreu nesse álbum, mas acho que ele morreu em Wish You Were Here, voltou em partes no Animals, e teve aparições no The Wall, claro, opinião pessoal, mas a discussão Waters X Gilmour durará por longos e longos anos. O que importa realmente é que, ambos juntos ou separados, fizeram musicas boas! (Tirando Radio KAOS e About A Face, e também algumas do A Momentary Lapse of Reason).

The Wall com certeza mudou a história do rock, se você ainda não ouviu, está perdendo uma GRANDE oportunidade!
Bem, vejo vocês no próximo post!
Até!! o/

Um comentário:

Marcel disse...

Se você gosta de ser enrolado, ficar entediado, com sono e vontade de se esfaquear, The Wall é o álbum.