segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Comentando Álbuns #4 - Desenterre a sua Alma!



Há um tempo atrás, não muito, numa galáxia bem próxima até, havia um garoto, e ele ODIAVA Oasis, não odiava, mas odiava alguma coisa, mas isso iria mudar, e mudou.
Eu não curtia Oasis até... Dig Out Your Soul.
Mas porque? A questão paira no ar, enquanto ele pesa e fica mais sombrio, que nem o álbum...
AHÁ! Então é isso! Sim, Dig out Your Soul pode ser considerado o mais Dark da banda sem dúvidas, chega de Wonderwalls, Slide Aways, até do chatíssimo Be Here Now(1997).

O álbum, composto por 11 faixas, é levado de maneira estranha, mas por muito tempo, pelo que percebi, o Oasis não surpreendia a crítica, então eles resolveram inovar de vez. Don't Believe the Truth(2005), o antecessor, era bem simples, cheio de violões e etc, fez dele um álbum único, agora o sétimo álbum surpreendeu as críticas, claro, não há GRANDES hits, mas, se eles continuarem pelo caminho mais psicodélico, podemos dizer que ele será o divisor de águas do Oasis, se bem que ele vem dividindo o som desde Heathen Chemistry (2002).

Faixas
Bag it Up (Noel Gallagher)
The Turning (Noel Gallagher)
Waiting For The Rapture (Noel Gallagher)
The Shock of The Lightning (Noel Gallagher)
I'm Outta Time (Liam Gallagher)
(Get Off your) High Horse Lady (Noel Gallagher)
Falling Down (Noel Gallagher)
To Be Where There's Life (Gem Archer)
Ain't Got Nothin' (Liam Gallagher)
The Nature of Reality (Andy Bell)
Soldier On (Liam Gallagher)

Então vamos as faixas!

Bag it Up (4:40)
É estranho dizer com que essa musica se parece, então será apenas... Rock! Já basta. Com uma letra muito convincente sobre Sexo, Drogas & Rock N' Roll, Liam e Noel dão um show a parte com os vocais fazendo dueto. Melodia simples, alternativa, percussão da boa, Bag it Up pra mim não abre bem um álbum, mas isso não significa que seja ruim, mas ela é uma das minhas preferidas desse álbum.

The Turning (5:04)
Ok, essa posso me arriscar a dizer que é a minha preferida! Não só porque amo tocar o baixo dela, mas a sensação de (What's the Story) Morning Glory (1995) que ela traz, é fundamental pro Oasis hoje em dia, uma pena ser 'despintada', tem um solo muito harmônico e até criativo, um dos melhores do álbum, se não for o melhor.

Waiting For The Rapture (3:03)
Uma bela musica que Noel fez para sua esposa, não soa balada, mas é muito rica em feeling, os vocais do Noel arrebentando como sempre, transmitindo o lado mais calmo do Oasis se torna uma peça fundamental para que essa musica seja cheia de... amor (isso soou gayzíssimo!).

The Shock of The Lightning (5:00)
Zak Starkey, velho Zak, abrindo a musica com uma linha de bateria que... bem, cansa as pessoas, não de ser chata, mas é porque dá um trabalhão!! Há uma sintonia na musica que faz ela soar como uma só, todos os instrumentos. Ele dá um show na musica, na middle section há um solo de bateria fantástico (pro Oasis pelo menos), podemos dizer que é a mais pesada do álbum e a que mais remete a fase Morning Glory da banda, além de The Turning. Para quem não sabe, Zak Starkey é filho de Ringo Starr, é aquele carinha, que tocou numa das piores bandas do mundo, The Beatles... (Sarcasm OFF).

I'm Outta Time (4:10)
Liam fez seu primeiro Masterpiece!! Sim, sim, I'm Outta Time, a musica mais bela do cd, a melodia lembra muito Wish You Were Here, pela intersessão do baixo no meio da musica, que soa muito igual. Liam perdeu a voz, mas eu ainda prefiro como hoje, todos perdem, pelo menos ele deixou daquela voz chata que tinha no começo e aprendeu a cantar mais sériamente. A letra desta é mais uma para Noel, eu gostaria de saber que porra de fixação é essa que Liam tem por Noel! Vou te falar viu!

(Get Off Your) High Horse Lady (4:06)
Imagine uma musica arrastada. Multiplique-a por 3, você terá Get Off..., e sabem qual o pior de tudo? Ela é divertidíssima, com uma letra preguiçosa, acordes preguiçosos e o vocal de Noel mais preguiçoso ainda. Depois de um tempo você começará a cantar pela rua "get off your high horse laaaady, I don't neeed a riiide toniiiiiiiight...", simplesmente belo e dark, ainda arrastado! Mas agora não há nada mais dark que a próxima musica além da última.

Falling Down (4:20)
Uma bateria beeem parecida com Tomorrow Never Knows abre a musica, a mais inspirada do álbum, uma peça rara na nova fase do Oasis, Noel chega arrebentando com sua letra que remete ou á impressões ou ao fim do mundo (fico com a segunda). Falling Down tem uma middle section muito interessante, um rítmo egípcio até, se Alex Lieferson (Rush) entrasse e fizesse um solo lá, saíria numa boa, a letra é a chave desta musica, é merecida ser um single.

To Be Where There's Life (4:35)
Novamente a sonoridade egípcia contribui pra musica, totalmente setentista, abrindo com uma bateria bem notável e diferente, o baixo dessa musica rula (rule e essas coisas) total a musica, é a alma dela, junto com o solo de teclado a lá Pink Floyd no meio da musica, da fase pré-Echoes, uma ótima musica, seguida de uma harmonia muito bem trabalhada.

Ain't Got Nothin' (2:14)
Tá ai, a que eu menos simpatizo em todo álbum, simples demais, inexpressiva chega a ser, não tenho muito o que dizer sobre ela, é a mais comum de todo o álbum.

The Nature of Reality (3:47)
Essa é bem Rock'n Roll, Andy Bell e Gem Archer ganharam um espaço a mais na banda e devo dizer que eles estão por merecer, temo em dizer que as mais inspiradas e diferentes são as deles, com um solo de guitarra bem setentista, remete muito á bandas progressivas e psicodélicas da época.

Soldier On (4:50)
I'm Outta Time que me perdoe mas, Soldier On é a melhor de Liam até agora, obscura, interessante, tem um charme único, a letra pequena segura a musica que tem mais a dizer com a melodia do que com a letra, e ela tem sucesso nisso, ótima para escutar em momentos mais indignantes da vida, ou numa noite chuvosa, Soldier On sim, termina muito bem o álbum, mas seria muito legal se tivesse um solo a lá Champagne Supernova para ajudar, mas tudo bem!

Dig Out Your Soul é uma boa pedida para fãs do Rock Alternativo ou os que estão começando a se aventurar por coisas mais diferentes, porém com o pé no chão, ele satisfaz cada um desses públicos, ou não! Oasis é composto por:

Liam Gallagher - Vocais (1,2,4,5,8,9,10,11)
Noel Gallagher - Guitarras/Vocais (1,3,6,7)/Bateria (1,3,11)
Gem Archer - Guitarras/Baixo/Teclados
Andy Bell - Baixo/Guitarras/Teclados e Tambourim
Zak Starkey (convidado) - Bateria (2,4,5,6,7,8,9)

Bem, é isso! Vejo vocês na próxima!
Até mais!

2 comentários:

RobertoSegundo disse...

eu não curto oasis

Marcel disse...

Esse é o melhor álbum do Oasis. Noel cumpriu a sua promessa, de fazer um álbum que soasse com Yes e Sepultura ao mesmo tempo. Vemos nele muito lirismo, notas fluídas, e passagens pesadas, quase guturais. É uma boa pedida também para quem curte Bach e Vivaldi, pois encontrará muito da obra deles no álbum. Cito como minha preferida, a faixa Ain't Got Nothin', uma faixa sublime, a única do álbum com tempo 5/7, e que pode parecer fraca ao ouvido de leigos em música.
Nota geral para o álbum: 10